Conheça o Projeto Germiniscência!


sexta-feira, 29 de maio de 2020

Live sobre a Semente de Linhaça


Dando continuidade a nossa série de alimentos que potencializam o nosso sistema imunológico e sobre trocas inteligentes na nossa dieta.
Hoje, eu trago essa semente que é pura saúde no nosso organismo, a maravilhosa semente de linhaça.
Antes de mais nada ela é um alimento funcional, o que é de grande importância no aumento da expectativa de vida da população; reduz fatores de risco para doenças crônicas, em especial doenças cardiovasculares.
Os benefícios da semente da linhaça são atribuídos ao seu óleo rico em ácido alfa-linolênico (ômega 3), ao alto teor de lignanas (fitoestrógeno = são componentes derivados de plantas que têm propriedades de estrogênio) e as fibras alimentares, quase todo carboidrato que tem nessa semente é fibra alimentar (que é um tipo de carboidrato não digerível).
Quase 80% de todo carboidrato da linhaça é fibra alimentar e quase toda a gordura é ácido graxo essencial poliinsaturado (ômega 3 e ômega 6) e tem também ácido graxo essencial monoinsaturado (ômega 9 - ácido oléico), eles são essenciais porque o nosso organismo não produz só adquirimos via dieta, por isso esse alimento precisa estar na nossa dieta.
Outra super vantagem é a relação adequada/equilibrada entre o ômega 6/ômega3, enquanto um tem princípios pró-inflamatório o outro é anti-inflamatório. Segundo a OMS recomenda que essa relação seja de 5/1.
Uma das funções mais importantes dos dois ômegas é a sua conversão enzimática em eicosanoídes e suas principais atividades, são: 
*Modulam a resposta inflamatória e a resposta imunológica.
A linhaça é o alimento com o maior percentual de lignana, e com isso ela pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de cânceres relacionados com hormônios principalmente de mama, próstata e endométrio.
Os principais nutrientes que essa valiosa semente tem: Manganês, Magnésio, Zinco, Fósforo, Cobre, Vitamina B1 Tiamina, Vitamina B6 Piridoxina e a sensacional mucilagem, com ação laxativa, desintoxicante e adstringente.
Você sabia que é possível fazer Rejuvelac e leite com essa maravilhosa semente?
Entre na cozinha e seja cada vez mais saudável.
É o que eu desejo para vocês!
Um super beijo, Mariana Zogaib.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário