Conheça o Projeto Germiniscência!


segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cacau - Mais que sabor; nutrientes.



CACAU – MUITO MAIS QUE SABOR
VENHA CONHECER SEUS NUTRIENTES








Hoje a nossa aula é sobre o fruto da árvore Theobroma cacao, também conhecida como “Manjar dos Deuses”. Estamos aqui falando sobre o cacaueiro, que dá origem ao fruto chamado cacau, considerado sagrado de origem divina, segundo os Astecas.
Os índios consideravam as sementes de cacau tão valiosas que as usavam como moeda. Dizem até que um bom escravo podia ser trocado por 100 sementes.
O Cacaueiro é originário da Bacia do rio Amazonas, na América do Sul; encontrou no sul da Bahia um dos melhores solos e climas para sua expansão. Essa região hoje produz 95% do Cacau brasileiro. O Brasil é o 5º produtor de cacau do mundo e cerca de 90% de todo o cacau brasileiro é exportado.

Vamos entender agora o que o brasileiro está perdendo em não consumir esse alimento. O Cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas. A nossa intenção aqui é mostrar uma maneira mais saudável de consumir o chocolate, a partir de um cacau puro. O cacau é considerado um alimento funcional; nós já falamos aqui que o alimento funcional além de nutrir, oferece benefícios para nossa saúde. Ele previne e ameniza determinadas patologias. O cacau tem uma grande quantidade de flavonóides (nutrientes encontrados em alimentos de origem vegetal com alta capacidade de antioxidante e anti-iflamatória)
Combate o excesso de radicais livres (estresse oxidativo)
Melhora a saúde mental, por conter o aminoácido triptofano que produz no nosso organismo o neurotransmissor serotonina, responsável por uma sensação de bem estar, além disso tem dopamina bom para o cérebro e para o humor e “anandamida” ( substância liberada quando faz atividade física; substância da felicidade), por isso o cacau funciona como anti-depressivo.

Além de proporcionar um envelhecimento saudável, melhora a beleza da pele e garante maior saúde cardiovascular.
Além dos flavonóides, ele tem também grande quantidade de catequinas,que são fitonutrientes da família dos polifenóis, com forte ação antioxidante e anticarcinogênica.
Aumenta a energia e a resistência física porque aumenta a produção de mitocôndrias dentro dos músculos, que é responsável pela energia muscular. Ajuda a controlar a pressão arterial, aumentando o fluxo de sangue para as artérias.
As catequinas e a cafeína presentes no Cacau tem ação termogênica, ajudando aumentar o gasto energético e a redução do peso corporal.
Também encontramos no Cacau a substância química Theobromina, parente da cafeína mas que não é estimulante do sistema nervoso, ela dilata o sistema cardiovascular tornando o trabalho mais fácil para o coração, uma das principais razões do cacau ser parte importante para dieta saudável do coração.

O Cacau é um fruto e faz parte do grupo dos reguladores, que são alimentos abundantes em micronutrientes (vitaminas e minerais). A recomendação diária é de 20g ao dia, que equivale a 2 colheres de sopa ou 40g de chocolate amargo.
Consumindo essa quantidade nós adquirimos alto conteúdo de fibra alimentar, alto conteúdo de minerais, como: Cobre, Magnésio e Manganês e ele também é fonte de Ferro, Fósforo, Selênio e Zinco.
Com relação a interação nutricional, o Cacau possui o ácido oxálico (oxalato) que é uma substância que aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes, por isso não é interessante a combinação do cacau com alimentos fonte de cálcio porque esse nutriente não será absorvido.
Existem inúmeras maneiras de consumir cacau ao longo do nosso dia, aqui na Cozinha Escola fazemos caldas, cremes, bolos, pães, tortas, panquecas, biscoitos, vitaminas, trufas vivas,....

Todas essas possibilidades são divinas!
Conte aqui para gente como você consome, aproveite esse espaço de interação e boas receitas.






PATROCINADORES







APOIO





Nenhum comentário:

Postar um comentário