Conheça o Projeto Germiniscência!


domingo, 6 de novembro de 2011

BRINCANDO, ENSINANDO E CRIANDO A CONSCIÊNCIA: ISSO É TREINAMENTO!!!

Já se passaram mais de 3 meses que começamos nosso Programa de Treinamento para Manipuladores de Alimentos.
Está sendo um grande aprendizado. Estou muito satisfeita com os resultados, mesmo que lentos podemos vê a cada dia a melhora de conduta e a preocupação em fazer o que a Nutricionista vem ensinando.
Nosso cronograma inicial era um encontro quinzenal, mas como o volume de informações e os materiais utilizados são muitos, começamos a estreitar nossos encontros e passamos para semanal. Utilizando vídeos, cartilhas, dinâmicas motivacionais, avaliações através de provas, questionários, vídeos interativos e discussões dos temas propostos.
Não é um trabalho fácil, mas ao meu ver, é a única maneira de construir um terreno mais sólido e sedimentado em conhecimentos e preparar o funcionário para a realidade do seu trabalho dentro das condições que a empresa lhe oferece.
Devemos instruir, ensinar, motivar, conscientizar, cobrar, premiar, reconhecer, chamar a atenção quando for preciso e elogiar quando derem motivo .
Assim começamos a criar uma equipe um pouco mais consciente da importância do seu papel em produzir alimentos seguros e com qualidade.
E dentro desse processo educativo, o profissional Nutricionista, é uma peça fundamental para fazer a promoção da saúde e criar um ambiente propício para um bom debate entre as partes, um espaço para o funcionário expor as suas questões, isso é muito enriquecedor precisamos formar pessoas críticas para construir algo melhor.
E num treinamento bem elaborado, além da saúde ele promove o auto-cuidado, a vontade de estudar e se aperfeiçoar, a auto-estima, destaca talentos adormecidos e descobre pessoas brilhantes que só precisam de algo para acender aquela luz interna para se despontarem.
Estou satisfeita e cheia de esperança que dias melhores virão , só assim acredito nessa área, como uma área de fato, de atuação para o profissional Nutricionista.

Mariana Zogaib
Nutricionista e Chef Vegetariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário