Conheça o Projeto Germiniscência!
terça-feira, 13 de setembro de 2011
UM CONCEITO SUSTENTÁVEL QUE CHEGA NO PRATO DE CADA DIA
Sustentar a base para que possa se erguer algo concreto e sólido.
Sustentar a raiz para que possa sempre garantir frutos, flores e novas sementes para novas germinações.
Completar o ciclo da Mãe Natureza e oferecer o melhor que a terra, a semente, a germinação, o vegetal, o manuseio, o fogo e uma mesa farta, colorida, ecológica e sustentável possa nos proporcionar. É a nossa missão para garantir seres mais felizes, mais comprometidos, mais conscientes, mais bem nutridos, mais locais e valorizando os diferentes saberes e sabores da vida.
O ciclo se dá com o contínuo movimento da sustentabilidade, tudo que sai da terra num dado momento volta para a terra, gerando novos plantios e novas preparações saudáveis na nossa mesa.
É muito prazeroso estar dentro desse ciclo, fazendo ele girar de forma harmônica, equilibrada, satisfatória e sustentável.
Uma vez adquirido um vegetal local e orgânico de um agricultor vizinho, consciente e instruído de como proceder para oferecer para sua vizinhaça o melhor, o vegetal vai para a mesa do consumidor, nutrindo uma família de maneira nobre e muito saudável, que por sua vez, essa família consciente separa o seu insumo orgânico, deixando na lixeira somente cascas, sementes, caroços, aparas e talos, que não foram para a panela. E esse insumo extremamente rico em nutrientes e microorganismos chega no horto para a compostagem, que torna-se terra adubada, que vai para um vaso, germinar mais uma semente e que vai dá novos frutos e alimentos. E num movimento cíclico, contínuo e completo esse alimento retorna para nossa mesa, nos alimentando e nos enchendo de energia e vitalidade.
Assim continuamos nos sustentando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minha nutricionista amiga, que texto poético. Não conhecia esta tua verve. Para o pensamento agroecológico, o local é extramamente importante. Cultivar e consumir sem grandes distâncias, de preferência sem queimar combustível fóssil entre produção e consumo. Estamos juntas neste processo.
ResponderExcluirBem, soube do assado de taioba com curcuma. Disseram que foi de "estalar os beiços" (rs). Vai fazer um especial para os amigos? Aguardo.